quinta-feira, 13 de maio de 2010

É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino do céu. (Bíblia)



(imagem retirada da net)


A visita do Papa escandaliza-me! Escandaliza-me e chateia-me.
Eu percebo que a maior parte dos portugueses sejam católicos. Concebo que grande parte da população fique entusiasmada por acolher o seu chefe religioso. Também entendo que o Vaticano seja um Estado e o papa um Chefe de Estado. Até compreendo que Portugal queira ser hospitaleiro e se preocupe em receber bem este chefe religioso/de Estado… Percebo tudo isso, mas, diabo(!), não concebo (acho absolutamente abusivo) todos os exageros cometidos à volta da visita do papa a Portugal.
Numa altura em que o país se debate com uma das maiores crises económicas dos últimos anos; num período em que todos os dias nos pedem para sermos pacientes porque, a coberto da tal recessão, somos forçados que fazer sacrifícios que vão para além das nossas forças; numa época em que, a toda a hora, são implementadas medidas de austeridade; num tempo em que as empresas fecham sucessivamente as suas portas, o rendimento real / disponível das famílias diminui drasticamente, o número de desempregados aumenta de forma vertiginosa e o seu subsídio se escapule, o reemprego é coisa mirífica e a reforma cada vez mais distante e diminuta; numa era em que cada vez menos famílias têm o que pôr na mesa do jantar…

… Esbanja-se, sem pudor, 37 milhões de euros diários, na visita do papa a Portugal; dá-se tolerância de ponto aos funcionários públicos, fechando-se hospitais (com consultas e cirurgias desmarcadas) e escolas, tribunais e conservatórias, serviços de finanças e de segurança social…; monta-se a maior força de segurança de sempre em meios materiais e humanos envolvidos; encomenda-se, à “vista alegre”, um serviço de porcelana bordado a tinta de ouro para a viagem de regresso do papa; usa-se um microfone revestido a ouro; confeccionam-se vestes litúrgicas do mais fino pano e com os seus bordados a ouro, para engalanar bispos, padres e diáconos; vão buscar-se as flores à Madeira para enfeitar os diversos altares…
E tudo isto para quê?
Bem, segundo os mais devotos, entre eles o nosso Presidente da República, a visita do Papa a Portugal serve para nos transmitir esperança, confiança, e estímulo para o futuro.
Pois bem, mas como de não é com esperança que se enchem as barrigas…
Amanhã, quando todos acordarmos deste inebriante sonho, lá teremos que fazer contas à vida, e iremos perceber que, mesmo depois de todas as orações, o IVA aumentou, os bens de consumo encareceram, os rendimentos diminuíram, as empresas continuaram a encerrar, o desemprego cresceu… enfim, que estamos todos mais pobres!
Ao que parece, para além do indecoroso desperdício, o impacto na economia foi /está a ser reduzido – nem no sector hoteleiro se verificam grandes subidas.
** Recentemente foram acrescentados à lista dos “Pecados Mortais” mais alguns, os quais foram definidos pelo papa. Hoje, a Igreja católica considera pecado mortal a desigualdade social, isto é, a pobreza extrema de uns e riqueza escandalosa de outros.
E mais não digo, cada um ajuíza como quiser!


10 comentários:

  1. Completamente de acordo, Teresa.
    Eu tive uma educação católica, orgulho-me de ter absorvido princípios éticos que muito me ajudaram na vida, mas isto que tu descreves nada tem a ver com esse cristianismo que eu admiro.
    Que diria disto S. Francisco ou o próprio Jesus Cristo?
    Dá aqui um saltinho e espanta-te ainda mais: http://aformigadeesopo.blogspot.com/
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Minha cara amiga, concordo contigo em todas as tuas palavras!
    É inconcebivel gastar-se tanto em tão poucos dias, e ao mesmo tempo pedirem-mais sacrificios em prol da crise económica!
    Onde está a esperança e a confiança quando no meio de tanto entusiasmo nos vão mais uma vez ao bolso!

    Bom fds
    Angel

    ResponderEliminar
  3. Brava! Bravíssima! Aplauso muito italiano, mas à medida.

    Agrada-me que tivesses retomado o ritmo.
    Um grande abraço
    Alda

    ResponderEliminar
  4. Teresa,

    E será que depois destas verdades todas ( que escreveu) não teremos ainda que dar a outra face?

    Cansei! Estou sériamente a pensar em vender (ou doar) o pouco que tenho, e fugir para um outro lado do 'mundo'...onde seja possivel viver uma vida mais simples (sem luxos) e mais harmoniosa (mais justa), do tipo uma comunidade 'Amish'!

    Cansei de Portugal! dos Portugueses! este não pode ser o meu país! Renego-o! renego-o! renego-o!

    Até sempre!

    ResponderEliminar
  5. Manuel,
    Dois bons exemplos, sem dúvida - S. Francisco, que se despojou de todos os seus bens, e o próprio fundador do cristianismo e da igreja católica que proclama princípios totalmente contrários a tudo quanto se tem visto…
    É o chamado olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço…

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Angel,

    É verdade, como podemos ter esperança se vemos tantas injustiças...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. D. Alda,

    Obrigada!
    Vamos ver se agora é de vez...

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Dedo Político,

    Se for por vontade deles... teremos que dar "as faces todas".

    Percebo a sua revolta, mas, p.f., não desista! Precisamos de muitos braços para resistir!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. O pastor alemão já regressou ao Vaticano mas, enqanto andou por cá, não me apercebi que as suas preocupações tenham tido qualquer relexo na sua prática. Microfones revestidos a ouro contribuirão para diminuir as desigualdades? Só se for para dar tabalho aos ourives...

    ResponderEliminar
  10. Carlos,

    ... pois, o pastor alemão :)
    Talvez tenha sido mesmo essa a intenção: dar trabalho a UM ourives, o que amumentará significativamente os resultados da economia do país!

    Um abraço

    ResponderEliminar