quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Homenagem a um amigo Poeta (do Penedo)!

Soube, há uns tempos, que o meu (nosso) amigo Poeta do Penedo era, para além de um conceituado Músico, também um respeitado Letrista…
Assim, lancei-lhe o repto de aqui publicar uma (ou mais) dessas músicas, onde ele tivesse participado como Baterista e cuja letra fosse da sua autoria.


… Investiguei…


Fiquei então a saber que, entre 1989 e 1995, o nosso Poeta tinha participado de um Grupo Coral Infantil, do qual, aliás, foi seu fundador, por terras de Aveiro.
Tudo isto se passou na época em que desabrocharam os “Ministars” (quem não se lembra disso!?!), que fizeram, à data, imenso sucesso... e o nosso Poeta – e o seu grupo – tentaram fazer coisa parecida.
Então, puseram mãos à obra e seguiram em frente!

Umas vezes, socorreram-se de músicas já conhecidas, para as quais criaram letras que se lhes adaptassem. Outras vezes, a maestrina Elsa Martins, companheira de guerra do nosso Poeta, compôs excelentes canções.

Criaram, assim, um reportório de 30 músicas – O que revela um trabalho fantástico e prova muita dedicação e talento! Dessas, 9 (nove) brilharam com letras do famoso Poeta do Penedo, que aqui as assinava solenemente como Jorge Gomes.

... e cantaram, em coro, essas melodias!
Nessa altura, o grupo chegou a ter cerca de 40 crianças, entre os 7 e os 14 anos… hoje adultos, e muitos já pais e mães.

Infelizmente, desse trabalho que eu presumo brilhante, não existem senão gravações áudio, o que torna impossível, pelo menos com os (des)conhecimentos informáticos que eu possuo, a sua reprodução aqui.

Contudo, o Poeta do Penedo / Jorge Gomes, sugeriu-me uma forma de ultrapassar este problema, que eu imediatamente aceitei:
Assim, fui ao you tube e procurei a música “Una Paloma Blanca”, de George Baker Selection, dos anos 70 (essa que segue em baixo); depois, aqui adicionei também a letra, essa sim da autoria de Jorge Gomes, com o título “Pelo Céu da Fantasia”, que a esta música foi adaptada…

Ora, agora é só fazer como o nosso Poeta sugere: Tirar dali o baterista, e colocar lá Jorge Gomes, fazendo um trabalho mais enriquecido do que aquele; depois, entoar a letra que lhe segue, da autoria do próprio, e imaginar 30 crianças a cantá-la com verdadeiro entusiasmo!

Não é a mesma coisa, mas dá para imaginar!!!!

Delicie-se!!!!

PELO CÉU DA FANTASIA

Fui fazer uma viagem
Por um mundo que é só meu
E levei como bagagem
A vida que Deus me deu.
Escolhi como companhia
O pequeno Peter Pan
Pelo céu da fantasia
Tive estrelas como irmãs

REFRÃO
……………………………………………
São histórias de encantar
De um livro universal
Com elas fui voar
Pelo espaço sideral
E o Peter Pan comigo a falar
………………………………………………
Passeei por um jardim
De sorrisos e alegrias
Encontrei Madame Min
A fazer as bruxarias
Acenei ao tio Patinhas
Ao Pateta e à Sininho
Dei um abraço ao Peninha
E brinquei com o Francisquinho

REFRÃO
…………………………………………………
São histórias de encantar
De um livro universal
Com elas fui voar pelo espaço sideral
E o Peter Pan comigo a falar
…………………………………………………….
Disse adeus ás personagens
De uma vida que é tão bela
Encerrada nas imagens
Do autor da Cinderela
Este livro já acabou
Já retornei da viagem
Mas uma coisa ficou
Foi magia na bagagem
REFRÃO
…………………………………………………..
Bonecos eles são
De uma história p’ra contar
P’ra sempre viverão
Num mundo de encantar
E até ficarão comigo a falar

28 comentários:

  1. Aleluia, Maria Teresa!

    Para reatar o fio que deixaste suspenso por um mês, não poderias ter escolhido melhor.
    Primeiro, parabéns ao "Poeta do Penedo"; segundo, parabéns pela tua iniciativa de o apresentares.

    Um abraço grande
    Alda

    ResponderEliminar
  2. Estou encantado!
    Como leitor habitual dos textos do nosso Poeta, fiquei surpreendido e encantado com este teu post!
    Pelo que escreve, pela sensibilidade que revela e, principalmente, pelo humanismo que o caracteriza só querida deixar aqui bem claro o meu agradecimento ao Poeta por existir e por ser quem é.
    Um grande abraço, Poeta!

    PS- Que nostalgia me provocou ouvir, tantos anos depois essa música que marcou a minha infância :)

    ResponderEliminar
  3. D. Alda,

    Obrigada!

    Temo que o Poeta do Penedo ainda não tenha visto este post... contudo, creio também que, quando o vir ficará agradecido com tão delicadas palavras...


    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Manuel,


    O Nosso Peota é, sem dúvida, pelo que tem demonstrado, uma pessoa muito sensível..´.

    Foi com enorme prazer que aqui o "apresentei"...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Minha cara amiga
    Mas que belíssima surpresa! É claro que, mais cedo ou mais tarde, sabia que este momento haveria de chegar. Mas vê-lo concretizado...é excelente. Qualquer um de nós gosta de ver os filhos bem tratados. Aqui, este meu filho, Pelo Céu da Fantasia, está como nunca se viu, dando-se a conhecer ao mundo. Só lhe falta mesmo que a sua forma seja pronunciada por gente pequena, cantando-a com grado e simpatia.
    Na verdade, o tempo do Coral Infantil, foi um tempo de ouro. Passo a passo, eu a Elsa e o Tó Zé fomos criando o grupo, inventando condições que tornassem apelativa aos olhos dos pais a inscrição dos seus filhos no Coral. Cuidadosamente procurávamos as músicas que considerávamos ter condições para se poderem adaptar a letras novas, numa perspectiva infantil, e quase sem notarmos, ao final de um ano tínhamos um reportório constituído já por doze músicas, e cerca de vinte crianças a serem ensaiadas por nós. O Coral chegou a ter trinta e cinco, e o nosso reportório era muito extenso. Pouco tempo antes de o Coral Infantil terminar, apresentámos uma rapsódia (um madley como agora se chama), constituída por músicas do cancioneiro tradicional de Aveiro. Eram treze minutos de música, ou melhor, de músicas, que nos deu imenso trabalho...mas tremendo prazer. Mas, em consonância com o que se vai passando um pouco por todo o lado, neste pobre país, no que concerne à cultura, foram seis anos a remar contra a maré, sem apoios, até que, no dia 17 de Junho de 1995 dissemos adeus, com um espectáculo sem honra nem dignidade. Montámos a aparelhagem, as crianças aprumaram-se, mas faltou o público, porque a divulgação não foi nenhuma. Aveiro conheceu-nos, aplaudiu-nos...de pé, mas já nos esqueceu. O Coral Infantil ainda vive. Encontra-se na minha memória, da Elsa, do Tó Zé nas teclas, do Pedro Vasconcelos no baixo, da Paula nas teclas, do Nuno Albuquerque no baixo, do Fernando Matos na guitarra, do Carlos Ferreira no baixo, e das dezenas das crianças que hoje, mães e pais, falam aos seus filhos num coral de que fizeram parte com muita alegria- O Coral Infantil Vera Cruz. Caso queiram, no meu blogue, procurem o Coral Infantil, no motor de busca, e lá encontrarão uma fotografia.
    Agradeço profundamente as palavras carinhosas que me foram endereçadas pela Alda Maia, O Manuel Cardoso, o Juan Jes, e por si, minha muito cara amiga Teresa Fidalgo.
    Estou extremamente feliz com o seu regresso.
    Lamentavelmente o sistema não me deixa alterar o nome. Assim, o comentário vai com o nome de risen, mas sou eu- O Poeta do penedo.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Poeta do Penedo,


    Bons olhos o vejam...
    Começava já a ficar inquietada por não o ver por aqui…)

    Na verdade, deu-me um enorme prazer fazer este post, que contém uma singela, mas sentida homenagem ao meu amigo Poeta.
    Espero ter sido fiel à realidade da sua obra e do Coro Infantil que fundou: Tentei sê-lo.

    Um enorme bem-haja para si.

    ...Ainda bem que tivemos a oportunidade de, um dia, nos cruzarmos aqui pela blogosfera!

    Um abraço e um bom regresso…

    ResponderEliminar
  7. Minha cara amiga
    a internet demonstra-nos que, durante a vida, deixámos de fazer amigos, apenas e só porque as nossas existências nunca se cruzaram.
    Por este punhado de grandes amigos, que aqui vim encontrar, percebo agora que valeu a pena ter-me esforçado, em Junho de 2008, por entender a mecânica, a lógica e a filosofia da blogosfera.
    O meu muito obrigado pelas suas palavras tão amáveis.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Poeta do Penedo,

    Retribuo e subscrevo todas as palavras que escreveu...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Cara Teresa Fidalgo
    O meu nome Joana Aguiar e sou aluna de Doutoramento em Sociolinguística na Universidade do Minho. A minha tese intitula-se: "Mecanismos de conexão frásica: a importância dos factores externos" e visa observar de que forma os factores idade, escolaridade e género influenciam a utilização de estruturas de coordenação e subordinação (entre outras) em textos escritos com características argumentativas. Para tal, estou a recolher textos com características argumentativas da blogosfera e preciso da sua autorização para utilizar os seguintes textos da sua autoria (notas-ao-acaso.blogspot.com):
    -É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino do céu. (Bíblia)
    -Educação - o problema da violência

    O objectivo é codificar cada oração para, em conjunto com outros textos, fazer uma análise sociolinguística; não é analisar a capacidade de escrita, nem o conteúdo. Os textos foram escolhidos pela sua extensão. Sempre que haja menção a excertos dos seus textos (ou ao texto completo), a origem será sempre referida.
    No caso de permitir a sua utilização, pedia-lhe, também, que me confirmassem os seguintes dados:
    Intervalo etário: 20- 45 anos/ > 45 anos
    Habilitações literárias.

    Muito obrigada.
    Com os melhores cumprimentos,
    Joana Aguiar
    ijoana.aguiar@gmail.com
    sociolinguisticando.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Por onde andará esta Excelentíssima Senhora, isto é, a Sra. Dona M. Teresa Fidalgo Martins?

    E desta vez ficas sem o beijinho da praxe, grande mandriona que só tem olhos para a conversa fiada do Facebook!
    Alda

    ResponderEliminar
  11. Joana Aguiar,

    Tem toda a autorização. Espero que não faça criticas muito negativas...
    Depois gostaria de ver o resultado do trabalho... um abraço.

    Quanto aos dados: a idade é essa sim (42) e as habilitações são licenciatura.

    ResponderEliminar
  12. D. Alda,

    Tem toda a razão para não me mandar beijinho nenhum. Estou em dívida com a D. Alda!!!

    Pois é fo fecebook, o facebook... dá-me cabo da cabeça :)

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada por disponibilizar os seus textos. Pode ir acompanhando a evolução da minha tese no meu blog.
    Cumprimentos,
    Joana Aguiar

    ResponderEliminar
  14. Corrijamos, Maria Teresa.

    Não estás, absolutamente nada, em dívida comigo.
    Estás em dívida, isso sim, com o atraente blog que soubeste criar e abandonaste.
    Segundo, estás em dívida com o bom grupo de amigos que te seguiam. Ha capito, bella Signora?

    Um beijinho
    Alda

    ResponderEliminar
  15. D. Alda,

    ... irei repor esse assunto!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Genial homenaje, Teresa. Aprovecho para felicitarte estas fiestas y desearte un espléndido año nuevo. Un cordial saludo desde ArteTorreherberos.

    ResponderEliminar
  17. Paco,

    Obrigada...

    Felicitações retribuidas.


    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Teresa,

    Com o devido respeito - por que não a conheço pessoalmente - venho por este meio desejar-lhe um Feliz ano novo(!), e dizer-lhe que tenho saudades do seu discurso politico (mais que discurso, do sentido de justiça (social) que dá às suas palavras!

    Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  19. Peço desculpa por invadir este espaço de homenagem ao Poeta, mas tenho que te dizer uma coisa: este blog está muito...2010!

    ResponderEliminar
  20. Dedo Político,

    … a falha é minha! Eu deveria ter, aqui, dirigido umas palavras de bom ano a todos os meus amigos, e não o fiz. Estive mal e espero que me perdoe(m). Com as suas palavras fico muito contente (claro!), elas são mais do que o que eu mereço…
    Um excelente ano para si, e para todos os que (ainda) se dão ao trabalho para me virem visitar… muito obrigada a si… e a todos, um grande abraço e até breve!

    ResponderEliminar
  21. Gé,
    Pois o problema talvez tenha sido da "passagem" do ano... estivemos quase a não passá-lo... quase que ficavamos em 2010...(para sempre).. confiar nas televisões dá nisto...
    um beijinho

    ResponderEliminar
  22. Teresa, estou um pouco preocupado. O Poeta não tem aparecido. Sabes de aguma coisa sobre ele?

    ResponderEliminar
  23. Manuel,

    Infelizmente não sei nada... confesso que também estou um pouco apreensiva!

    ResponderEliminar
  24. É que não tenho mesmo mais nenhum meio de saber...

    ResponderEliminar