segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Queda o Império... ou Talvez Não!



Acho que vou mudar de profissão! Vou dedicar-me, antes, à arte da adivinhação do futuro via bola de cristal… Começo a ficar craque nesta matéria… Estou em crer que ganharia dinheiro com muita mais facilidade! – Ou será que os prognósticos são demasiado óbvios e estão à vista de toda a gente?






Quando, na semana passada ouvi o PS desafiar a oposição para apresentar uma moção de censura ao Governo Sócrates, achei que tudo não passava de mais um jogo politiqueiro… Não me enganei, já se vê!
Pareceu-me que Sócrates e o seu Executivo estão demasiado agarrados ao poder para agora prescindirem, por dá cá aquela palha, de um lugarzinho que conseguiram com tanto esforço.
O PS bem conhece a crise que assola o país, e bem sabia que nenhum partido da oposição iria tomar a responsabilidade de provocar eleições antecipadas. Estava muito seguro de tudo isto. Sócrates mostrou-se injuriado, ultrajado, e jogou mais uma cartada. Assumiu o papel de vítima e, zás!,o partido a que pertence lançou o repto que lhe ficou bastante bem. Desta maneira lavou a honra do convento e consegui garantir a sua posição até ao escândalo seguinte.
Uma fonte próxima do Governo garantiu-me, na sexta-feira, que o Nosso Primeiro não aguentava mais um abanão, que estava demasiado cansado! Acredito, acredito… o seu nome tem andado numa roda-viva, mas acredito fundamentalmente que o descaramento do Chefe de Governo é superior a qualquer indecência.
E já se vê! O que veio hoje dizer José Sócrates? Que a responsabilidade o chama e que ele está disposto a cumprir o programa de governo que se propôs cumprir aquando das eleições legislativas e que o fará contra todas as adversidades.
Bravo, Sr. Primeiro-ministro, nem estaríamos nós à espera de ouvir coisa diversa!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ser Feliz!


Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “não”.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


Fernando Pessoa

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ideiasmix!

Liberdade de expressão!

Dizem que não há liberdade de expressão em Portugal! Dizem…
Cá por mim continuo a dizer que liberdade não é dizer, nem fazer o que se quer… Há regras que convém que sejam cumpridas para que possamos todos beneficiar da dita liberdade.
O caso do dia é a história do Jornal Sol, que não sei o quê, e que não pode dizer o que quer, e não sei o que mais, porque o Governo quer controlar a comunicação social…
Será?
Pois, ainda que seja verdade, o que me parece é que nada do que se está a passar em Portugal tem a ver com LIBERDADE (devíamos dar mais valor a esta palavra, caramba!), mas com interesses partidários opostos.
A realidade é que alguns jornalistas (ressalvas feitas aos bons – que ainda os há – JORNALISTAS) pretendem eles próprios controlar, a favor das suas convicções políticas e partidárias, os órgãos de comunicação social e utilizá-los como "contra poder" do governo instituído.
Pois, pensemos então quem detém os principais jornais, os principais canais de televisão, as principais estações de rádio… (Se pensarmos bem, concluímos).
Um jornalista tem que ser isento e transmitir NOTÍCIAS. Não lhe cabe o papel das propagandas partidárias oposicionistas (de direita), nem lhe compete gerar o caos e a desconfiança das instituições. (Isto do “governo sombra” já tem lugar na TSF).

Agora, terem comparado estas confusões, que por aqui se vão passando, ao caso Watergate… bem, eu fiquei sem saber se havia de rir se havia de chorar!


Orçamento de Estado

Depois de assistirmos a formações de Governos que conciliaram partidos como PSD/CDS; PS/CDS; PS/PSD, estávamos à espera de quê?
Ainda estaríamos a pensar que o PS faria qualquer tipo de acordo com os partidos de esquerda?
Ainda poderíamos duvidar quais as tendências do actual partido do Governo?
Ontem, quando vinha a ouvir os discursos proferidos no Parlamento português, não pude deixar de sorrir… Dizia então o governo que era tão bom que até tinha conseguido um entendimento com os partidos, por forma a conseguir a aprovação (responsável) do orçamento de estado… E que, claro, os partidos de esquerda eram uns perfeitos irresponsáveis!
Está claro! Alguém (ainda) tinha dúvidas sobre esta aprovação e sobre os parceiros escolhidos pelo governo?
Mais um ano de “vira o disco e toca o mesmo” – Os portugueses aplaudem!



Festa no Centro Social de S. Miguel O Anjo – Calendário, Vila Nova de Famalicão


Ontem fui assistir ao lançamento do livro do Pe Adelino Costa “Venha a Nós o Vosso Reino”, e seguidamente à apresentação do projecto do Lar de Idosos que vai ser construído em Calendário, pela mão do Centro Social de Calendário.
Digamos que fui assim que a modos de obrigada! Pois, o meu filho pequeno é utente do Centro, no Jardim de Infância, e este ano é finalista. Como tal, os finalistas foram cantar umas musiquinhas na abertura do acontecimento e, a família, claro, foi levá-lo e assistir.

Bom, assim como assim, não esperámos pelo final, mas tivemos tempo para assistir a uma parte substancial do espectáculo!

[Ai que nada me correu bem!
Primeiro, hoje era dia de irem fantasiados, e pronto, lá fomos nós, ontem no final da escola (depois das 18h15) correr todas as lojas “dos chineses” que há cá na terra.
- Olha esta que gira (dizia eu suplicante).
- Esta não, porque tem não sei o quê… Aquela não, porque falta-lhe não sei que mais… A outra também não, porque não sei já porquê…
A seguir, comprar algo para fazer para o jantar… e correr para casa.
- Tudo para a banheira, rápido, não temos muito tempo! (ordenava)
- Já vou mãe, já vou… (Raios! Passava das 20h30 e ainda havia gente na banheira).
Finalmente, eram já 20h45, e nada de pai em casa.
- Então, demoras? Daqui a pouco o teu filho tem que estar em cima do palco a cantar (perguntava eu ao telefone).
- Já vou, já vou, estou a chegar…
(AI cá nervos!)]

Resumindo, fomos sem jantar e após um dia completamente stressante.
Concluindo, só quando o meu filho estava em cima do palco é que me lembrei que me tinham pedido para ele ir de calças de ganga e com uma camisola azul escura. Ele estava diferente, foi com a roupa que tinha vestido pela manhã; e logo ontem tinha que o ter vestido com umas calças pretas e uma camisola preta e cinzenta às riscas! (Pronto, não faz mal, faz de conta que era a estrela, as estrelas têm que se destacar dos outros…)

Bom, mas como disse, foi o lançamento do livro do Pe Costa. E como tal, Calendário recebeu os ilustres do Distrito. Na mesa de honra tiveram lugar, para além do autor do livro e o Padre da Paróquia, Sua Eminência o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga; Sua Ex.ª o Governador Civil de Braga, Dr. Fernando Moniz; Sua Ex.ª o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa.
Ora, este evento decorreu em Calendário, e Calendário tem um Presidente de Junta. Pois, mas o Presidente de Junta não teve lugar na mesa de honra! Isto não me pareceu nada bem! Então não era de dar um lugar naquela mesa ao Presidente de Junta? Acharam que não! Mas eu acho que sim.
Quem me conhece sabe que eu até nem gosto nada do Sr., sabe também que nas eleições últimas fui sua opositora política (ele como cabeça de lista pela coligação PSD/CDS-PP, eu como cabeça de lista pelo BE; ele eleito, naturalmente, eu não eleita), mas que ele é o Presidente de Junta de Calendário, lá isso é. Como tal, parece-me que foi um bocadinho desprestigiante obrigar o Sr. a ocupar o mesmíssimo lugar que qualquer outra pessoa, no público. Digo eu, vá!
...Aquele ambiente cheirava-me a hipocrisia… cheirava-me não, tresandava-me! Aposto que a maior parte das pessoas que compraram o livro e que, em sorrisos derretidos foram solicitar um autógrafo, não querem saber nada dessas coisas do reino de Deus e isso, mas pronto, quem sou eu para falar.
Em seguida, o autor apresentou o seu livro. Um livro religioso, já se vê, nem podia deixar de ser.
Tive que me reter, para não parecer tresloucada. Acreditem que me apeteceu levantar e perguntar: “O Sr. Pe acredita mesmo nisso que está a dizer, ou só o diz por dizer? É que não lhe vejo qualquer convicção.” Contive-me, e ainda bem! A minha família iria ficar envergonhadíssima!

Posteriormente, ainda vimos e ouvimos a apresentação do projecto do lar.
Francamente? Achei normalíssimo, nada de especial, sem graça nenhuma, mas podia ser da fome e do cansaço… Eu não sou arquitecta, é verdade, mas pelo dinheiro que se vai gastar… já vi coisas bem mais bonitas!
Seguiram-se os discursos dos ilustres, mas esses já não tivemos pachorra para ouvir. De mansinho, saímos todos porta fora. Á saída ainda me perguntaram: "E o livro? Não compra?" Mas não, não comprei... Tenho mais onde gastar o meu dinheirinho!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Desafio!

O meu querido vizinho Marquês de Sade lançou-me um desafio! Vamos lá ver se consigo responder direitinho!...

Questão 1: Tens medo de quê?
Do escuro, de casas antigas e muito grandes (cheias de fantasmas – buuuu!); de me perder.

Questão 2: Tens algum guilty pleasure?
Não resisto a queijo, de qualquer qualidade! Maionese. E pizzas, também...

Questão 3: Farias alguma loucura por amor/amizade?
Faria, sem dúvida nenhuma. Já fiz algumas!

Questão 4: Qual o teu maior sonho? Responder paz, amor e felicidade é trapacear;)
Esta é difícil, caramba! Tenho muitos sonhos, mas dizer qual é “o sonho”… isso já é mais complicado… ter que destacar um… bom… talvez, abrir uma escola de artes, onde a integração das populações desfavorecidas seja o objectivo…
Mas tenho muito mais sonhos (uns mais pessoais, outros mais sociais)

Questão 5: Nos momentos de tristeza/abatimento, isolas-te ou preferes colo?
Colo, com abraços bem apertados. Um bom abraço é capaz de me reconfortar em qualquer circunstância.

Questão 6: Entre uma pessoa extrovertida e uma introvertida, qual seria a escolha abstracta?
Não escolho ninguém de forma abstracta… Seja introvertida, ou extrovertida, a pessoa pode ser muito ou pouco interessante…

Questão 7: Sentes-te bem na vida, ou há insatisfação além do desejável?
Sinto-me bem, mas não satisfeita… se estivesse totalmente satisfeita estaria mal…

Questão 8: Consideras-te mais crítico ou ponderado? Sabendo, contudo, que existem críticas ponderadas.
Crítica, muito crítica, mas também ponderada.

Questão 9: Julgas-te impulsivo, de fazer filmes, paciente...? Define-te, de uma forma geral.
Sou impulsiva, mas paciente (depende das situações). Faço filmes, mas não faço escândalos (detesto escândalos!).
Sou descontraída (pouco preocupada com o que possam pensar de mim ou daquilo que eu faço), divertida (gosto de umas boas gargalhadas), curiosa (ui, do estilo: a curiosidade matou o gato!), directa (muito directa – quando tenho alguma coisa para dizer a alguém digo-o directamente e sem meias palavras), tolerante (a maior parte das vezes – mas não tolero nem a estupidez nem a violência), sociável (mas não chamo amigo a qualquer pessoa), romântica (mas não lamechas), mas também sou resmungona, nariz no ar… Quando estou chateada, mais vale que ninguém fale comigo, porque se o fizer, corre o risco de ouvir uma má resposta sem ter culpa nenhuma (eu costumo avisar…)…
De resto, quem me conhece, que o diga, é mais fácil!

Questão 10: Consegues desejar mal a alguém e, normalmente, concretizar? Sê sincero.
Sinceramente… não costumo… quando alguém não me interessa, desligo, pura e simplesmente… não perco tempo a desejar mal a ninguém… isso dá muito trabalho e eu sou muito preguiçosa…(não ofende quem quer, mas quem pode!)

Questão 11: Conténs-te publicamente em manifestações de afecto (abraçar, beijar, rir alto...)?
Não! Embora, como disse acima, goste pouco de escândalos… faço-o sem problemas, mas não com exageros…

Questão 12: Qual o teu lado mais acentuado? Orgulho ou teimosia?
Orgulho! Sem dúvida nenhuma… (costumo dizer, como a minha avó paterna – mais vale quebrar do que vergar!)

Questão 13: Casamentos homossexuais e direito à adopção?
Sim e Sim! Embora ache que muita coisa tem que mudar!

Questão 14: O que te faz continuar o blogue?
Uma forma de desabafar, de escrever o que ninguém quer saber, de dizer o que me apetece, sem estar a pensar muito no assunto…

Questão 15: O número de visitas e comentários influencia o teu blogue?
Não (eu nem tenho contador de visitas… mas quero pôr, lá está, por curiosidade). Embora considere simpático e agradável receber comentários, não dependo deles… É uma forma de “convívio”, embora sem conhecer pessoalmente os visitantes, gosto de os ver por cá, do que vão dizendo…

Questão 16: Na tua blogosfera pessoal e ideal, como seria?
Gosto que seja assim…

Questão 17: Devia haver encontros de bloguistas? Caso sim, em que moldes? Caso não, porquê?
Não necessariamente… O que não quer dizer que já não tivesse sentido vontade de falar pessoalmente com alguns “blogueiros” – há coisas que só fazem sentido se forem ditas cara a cara… na escrita pode perder-se algumas coisas… (as caixas de comentários são pequeninas, às vezes)

Questão 18: Sabes brincar contigo e rir com quem brinca contigo? Sem ironias.
Gosto de brincar, e aceito bem uma brincadeira – rio-me muitas vezes das minhas palermices, mas detesto o gozo, a troça.

Questão 19: Quais são os teus maiores defeitos?
Sou orgulhosa (mas não sei bem se isso é um defeito), resmungona (às vezes resmungo sem ter razão)… Há quem diga que “tenho a mania que sei tudo”, mas não sei se isso é verdade… normalmente não deixo uma “discussão” sem resposta, mas isso deve ter a ver com a tal capacidade de argumentação que dizem que eu tenho! Lol (resposta à pergunta seguinte).

Questão 20: Em que aspectos te elogiam e/ou achas ter potencialidades e mesmo orgulho nisso?
Que sou uma boa mãe (às vezes!); que argumento com facilidade (eu não te queria repetir, Marquês, mas também me dizem que tenho jeito para advogada e política, mas também há quem ache o contrário, lol); que sou minuciosa – gosto de fazer tudo muito direitinho (dentro do possível, claro); que sou simpática e bem disposta; que recebo bem os amigos em casa (quem frequenta a minha casa tem que se sentir como se estivesse na sua)… Enfim, enfim… que sou boa pessoa!…

Questão 21: Entre uma televisão, um computador e um telemóvel, o que escolherias?
Computador… (telemóvel é que não… deixem-me sossegadinha, por favor! Ele às vezes toca em cada hora mais inconveniente!)

Questão 22: Elogias ou guardas para ti?
Elogio! Muitas vezes, mas se for merecido!

Questão 23: Tens humildade suficiente para te desculpar, sem ser indirectamente?
Sim, quando vejo que não tive razão, peço desculpa com facilidade, ou quando sou brusca em demasia… às vezes digo as coisas certas, mas não da melhor maneira…

Questão 24: Consideras-te, de grosso modo, uma pessoa sensível ou pragmática?Mais sensível do que pragmática. Há coisas que gostaria de pôr em prática, mas falta-me habilidade.

Questão 25: Perdoas com facilidade?
Perdoo, quando é para perdoar. Quando não é… esqueço a ofensa e o/a ofensor/a! Não perco tempo com coisas que me chateiam.

Questão 26: Qual o teu maior pesadelo ou o que mais te preocupa?
Esta também é difícil, raios! Bom, mas… neste momento? Não ter capacidade (psicológica, física, financeira…) para dar uma boa educação aos meus filhos!

É parte integrante deste prémio a visita aos seguintes blogues:

http://emcadadespedida.blogspot.com/
http://contrapobreza.blogspot.com/
http://meumundomeuarcoiris.blogspot.com/


E agora tenho de passar o desafio a, pelo menos, 5 blogues...
(esta tarefa é muito difícil, porque poderá haver quem não queira ou não lhe apeteça responder, e quem o queira fazer e eu até pense que não. Por isso, desde já convido quem quiser a responder ao desafio... e depois que me informe, pf.)

De qualquer maneira, vou atrever-me a enviar para alguns visinho:


Pensamentos Vagabundos
CAPTIVE OF MY NEGATIVITY
José Luís Araújo
Marcelo C R Oliveira
Um futrica do Mondego
Os Meus Livros
dedo politico
Fiz este blog na Bimby

Espero que não me achem uma intrometida… :)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Conversas esquisitas!


Há muitos anos (tantos que já nem me lembra quantos), fui com o namorado que ora tinha, a um bar em Matosinhos.
A certa altura, apareceu uma rapariga, com os seus 16, 17 anos, que o cumprimentou efusivamente. Após as apresentações, ela sentou-se na nossa mesa, postando um sorriso constante no rosto e um à-vontade meio pateta.
Enquanto ele saiu por uns instantes para ir buscar umas bebidas, ela resolveu manter a conversa comigo e tornar-se tão íntima quanto o tempo lhe permitia. Sem mais nem propósito, atira:
Ela – A primeira vez que fiz sexo oral foi neste bar.
Eu – Ah?!
Ela – Sim, e foi com o teu namorado.

#Quase que tive um desmaio…#
Ela – É… foi outro dia… Olha, estávamos naquela mesa…
Eu (meia desmaiada!!!) – Ah???!
Ela – Eu estive a contar-lhe as minhas aventuras com o meu namorado… Ele só se ria.
Eu (ainda em transe) – E foi só isso???
Ela – Sim, estivemos a falar…

#UFA!!!# Ainda bem que o sexo oral não passou de oralidade mesmo! Credo!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Problema de Expressão!






Um dia, há uns anos atrás, fui almoçar a casa de uma amiga do liceu. Pouco antes da hora da refeição, a mãe dela virou-se para mim e disse-me: “Não sei se gostas do presigo. Não conheço os teus gostos.” A minha amiga, talvez por eu não ter dito nada, apressou-se a sossegar a mãe: “Claro que gosta, ela come de tudo, não é esquisita.” Logo de imediato, perguntou-me: “Gostas do presigo, não gostas?” Respondi que nunca tinha comido presigo, mas de certeza que gostava, porque eu gostava de tudo. Acrescentei, ainda, que não se devia preocupar com isso, mostrando-me simpática.
Pronto, o que fui dizer! Provoquei o riso geral.
Fiquei atrapalhada e envergonhada. Mal conhecia a família dela e não me apetecia nada fazer figura de parva da primeira vez que lá ia.
Bom, depois de algumas horas de grandes gargalhadas, a minha amiga lá me conseguiu explicar o que era o presigo.
Assim, fiquei a saber nesse dia que cá por Famalicão se chama presigo ao prato principal de uma refeição.
Mais tarde, enriqueci os meus conhecimentos, quando me disseram que no Porto se chamava conduto ao mesmo…

Cada vez que o meu filho pergunta se “o comer” está pronto, ou o que é “o comer”, lembro-me desta história, e da cara de tonta que fiz quando, naquele dia, respondi “não sei, nunca comi!”

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Canção de um professor egípcio - Salah Jahin


"Agora, crianças,
Repitam comigo:
Dar
Tomar
Bombardear
Matar
MATAR!
A lição terminou,
Apanhem seus cadernos manchados de sangue.
Pois dentro do Palácio das Nações Unidas
Há um concurso de Pintura Infantil…
… Agora.
Consciência Mundial, diga-me, minha cara,
Que pensa dessas manchas vermelhas?
São de uma menina egípcia de tez tostada pelo sol
Que era na minha classe a mais brilhante…
… Um crocodilo
Com milhares de patas
Em um mundo que fervilha de fantasmas,
Um mundo omisso
Que silencia diante da trama diabólica…"

Indignação!


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Desabafo!





Estou cansada! Demasiado cansada!...
Preciso cerrar os olhos e repousar por uns momentos…
Não me peçam nada. Não me exijam respostas para perguntas que eu não sei responder. Não esperem que faça o que não posso, nem o que não quero.
Deixem-me estar…
Anseio que o tempo passe… sem ter que me mover…
Depois,… depois logo se vê!