quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Queda o Império... ou Talvez Não!



Acho que vou mudar de profissão! Vou dedicar-me, antes, à arte da adivinhação do futuro via bola de cristal… Começo a ficar craque nesta matéria… Estou em crer que ganharia dinheiro com muita mais facilidade! – Ou será que os prognósticos são demasiado óbvios e estão à vista de toda a gente?






Quando, na semana passada ouvi o PS desafiar a oposição para apresentar uma moção de censura ao Governo Sócrates, achei que tudo não passava de mais um jogo politiqueiro… Não me enganei, já se vê!
Pareceu-me que Sócrates e o seu Executivo estão demasiado agarrados ao poder para agora prescindirem, por dá cá aquela palha, de um lugarzinho que conseguiram com tanto esforço.
O PS bem conhece a crise que assola o país, e bem sabia que nenhum partido da oposição iria tomar a responsabilidade de provocar eleições antecipadas. Estava muito seguro de tudo isto. Sócrates mostrou-se injuriado, ultrajado, e jogou mais uma cartada. Assumiu o papel de vítima e, zás!,o partido a que pertence lançou o repto que lhe ficou bastante bem. Desta maneira lavou a honra do convento e consegui garantir a sua posição até ao escândalo seguinte.
Uma fonte próxima do Governo garantiu-me, na sexta-feira, que o Nosso Primeiro não aguentava mais um abanão, que estava demasiado cansado! Acredito, acredito… o seu nome tem andado numa roda-viva, mas acredito fundamentalmente que o descaramento do Chefe de Governo é superior a qualquer indecência.
E já se vê! O que veio hoje dizer José Sócrates? Que a responsabilidade o chama e que ele está disposto a cumprir o programa de governo que se propôs cumprir aquando das eleições legislativas e que o fará contra todas as adversidades.
Bravo, Sr. Primeiro-ministro, nem estaríamos nós à espera de ouvir coisa diversa!

10 comentários:

  1. Isto é tudo uma palhaçada!
    Sinceramente já me enoja ouvir este "tipo" falar! É tudo uma cnspiração...
    O grande problema é que do outro lado não há alternativa... Que ele deveria ir embora, devia... mas quem ia para lá? Ainda falta algum tempo para o Pedro Passos Coelho assumir o PSD!
    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que escreve, mas a verdade é que a opoição não está a cumprir o seu papel. Se está descontente ( e com sobejas razões) tem de agir e não ficar à espera que Sócrates seja derrubado pela comunicação social.

    ResponderEliminar
  3. Marquês,

    Bem sabes que eu não acho que o PSD seja alternativa :) Muito menos o Passos Coelho!

    No meu entender há muita coisa que se pode fazer, mas tomar a iniciativa de uma moção de censura é um risco, neste momento... ainda corriamos o risco deste ganhar com maioria absoluta, o que seria o descalabro total...

    ResponderEliminar
  4. Carlos,

    Pois, razões há que cheguem e sobrem. Mas, os portugueses continuam a gostar de vítimas, e não creio que a comunicação social vá conseguir derrubar o governo. Com tudo o que tem acontecido, e com a forma como Sócrates tem dado a volta ao texto... parece-me que tem conseguido arrecadar uns pontinhos a seu favor...

    A oposição, assim tão dividida, também não tem muito que fazer...

    ResponderEliminar
  5. Tati, és realmente muito boa na arte da adivinhação, mas neste caso até eu "senti" o que aí vinha... Quando me perguntaram se estava preparada para eleições antecipadas, a minha resposta foi "que eleições????". Estava-se mesmo a ver que o Socras não ia abandonar a sua missão, aliás...que razões tem ele para o fazer? Ele é um santo!

    ResponderEliminar
  6. Relamente, desta vez, as previsões eram óbvias de mais... Mas pronto, ainda houve quem acreditasse, e que me disse, com ar muito solene e preocupado, que o "governo ia cair"... pelo menos esses podiam ser meus clientes :)

    (chamas-me tati, e quem não sabe a história pensa que me chamas mesmo assim... e depois vão pensar que pertenço ao grupo das lilis e das gigis e das... tatis... e lá vai a minha reputação! ;)...)

    Beijos grandes para ti

    ResponderEliminar
  7. A alternativa existe dentro de cada um de nós.
    O importante é tentarmos fazer algo...

    ResponderEliminar
  8. Ângelo,

    Também concordo que a alternativa existe, e que tentemos fazer algo... Uma coisa muito importante que poderiamos fazer e, pelo menos mais de 50% não faz, seria VOTAR!

    ResponderEliminar
  9. Cara Teresa Fidalgo
    eu sei que vou ser escomungado pelo que vou dizer, mas tenho de ser leal às minhas convicções. As medidas que Sócrates tem tomado, alguém as tinha de tomar, mas cedo ou mais tarde. As medidas não são nada simpáticas, mas o país está num lodaçal de antipatia. Muita da propaganda que por aí anda é resultado da aversão que temos ás mudanças. Não conheço nenhum homem pequeno que tenha sido polémico. Eu continuo a ter esperança em José Sócrates, muito embora tenha já saído muito prejudicado com a sua política...mas não há outro caminho.
    Briosas saudações.

    ResponderEliminar
  10. Poeta do Penedo,
    Aqui nunca ninguém é excomungado!!! ;) Muito menos uma pessoa com a gentileza do Poeta...
    "Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até à morte o direito de o dizeres!"

    Quanto às mudanças... eu também concordo que muita coisa tinha que ser feita, mas não da maneira como o foi - e podia-lhe falar de uma série de reformas que deviam ter acontecido, mas não me vou alongar muito, pois não quero correr o risco de fazer para aqui um discurso político enfadonho e sem interesse.

    Mas, falemos concertamente na reforma da justiça (aquela que mais me afecta), e apenas num ou dois pontos:
    Por ex. a questão das férias judiciais - foram reduzidas para 1 mês a par do facto de alguns processos passarem a correr em férias. Quem olha de fora pode dizer - bem feita, "eles" não trabalhavam nada! (as pessoas gostam sempre que os outros sejam tramados!) Pois bem, a verdade é que as medidas serviriam para reduzir a morosidade dos processos. Na prática - não resolveu nada. Os juízes e os oficiais de justiça continuam a ter as suas férias de 22 - 30 dias (não perderam direitos). Os advogados como eu - de provincia e de pequenos escritórios - viram as suas férias drásticamente reduzidas. Nunca mais tive mais do que 10 dias de férias. Para quê? Para nada. Os prazos correm em férias, e nós temos que entregar determinadas peças processuais em tempo - temos que trabalhar nas férias, mas os juízes não estão lá para os despachar... portanto, tudo fica na mesma. Algumas diligências são marcadas em Agosto - os juízes ou já gozaram os seus 30 dias antes, ou vão gozá-los depois, mas nós temos que estar presentes naquela, e já tivemos outras, por isso ainda não tiramos férias. Parar quê? Para nada, pois a maior parte das vezes são adiadas as diligências, porque estão dependesntes doutras pessoas que... estão em férias.
    A questão do Código do trabalho e da chamada flexibilidade... deu aso a tudo menos à manutenção das empresas que se pretendia salvaguardar...
    As alterações ao processo penal - não resolveu os problemas de ninguém, pelo contrário, só veio criar consfusão.
    O processo civil - hoje há não sei quantas formas para declarar a existência de uma dívida, por ex. e mais e mais e mais...
    As competência dos notários e as empresas na hora...
    Mas para não ser só do contra, uma coisa eu tenho que louvar - o CITIUS foi das melhores coisas que se fez, embora não esteja ainda a funcionar como devia, eu acredito que lá chegará.

    Quanto às outras "reformas" todas, algumas nem vale a pena falar...

    Retribuição das Saudações - é sempre muito bem vindo!

    ResponderEliminar