quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os 40 anos do Dia da Terra!


Já todos ouvimos falar dos problemas que o nosso modo de vida tem vindo a causar ao meio ambiente no planeta. Todos sabemos que o ar, a água e os solos estão contaminados. Todos somos sabedores da destruição de ecossistemas, da centenas de milhares de plantas e espécies animais que foram dizimadas. Todos conhecemos a limitação dos recursos não renováveis e o seu esgotamento. Todos sabemos isso tudo…

Não é novidade para ninguém que a capacidade da Terra de renovar seus próprios recursos e de absorver resíduos já se encontra comprometida por um padrão de produção e consumo insustentável e injusto.

E não é notícia o facto de menos de 20% da população deter 80% dos recursos naturais do globo, relegando a imensa maioria a uma situação de incontestável pobreza.

Sim, todos sabemos… mas daí a implementar práticas ambientais no nosso dia-a-dia… vai uma grande distância!

Muito se fala em Redução, Reutilização e Reciclagem… Mas estaremos verdadeiramente dispostos a reduzir, reutilizar e reciclar?

É verdade que a responsabilidade cabe a todos nós, cidadãos, que teimamos em não alterar os nossos hábitos, que continuamos a reger a nossa vida pelo comodismo desmedido.

No entanto, pese embora as diversas iniciativas que possamos ter individualmente, elas não serão suficientes sem o apoio e a determinação do Estado.

Entendo que, em rigor, a imputação da culpa cabe, em primeira mão, aos nossos governantes e que o problema maior do meio ambiente passa pela falta de vontade política.

Senão digam-me:

Onde estão as políticas integradas de acessibilidade e transportes, que investem na quantidade e qualidade do transporte público?

Onde estão as políticas que obrigam à construção de “edifícios verdes”, sejam eles industriais, de habitação ou de serviços, que optimizem o consumo energético proporcionando mais conforto?

Onde estão as políticas que promovem a reabilitação de fogos e edifícios devolutos nos centros das cidades e travam, com vigor, a construção desenfreada e de baixa qualidade?

Onde estão as políticas que impõem a reutilização dos recursos hídricos, des. a reutilização da água da chuva para as regas, reutilização de águas residuais em limpezas de vias públicas, ou a simples utilização da água dos banhos para as descargas sanitárias?

Onde estão as políticas que firmemente impõem regras de melhor produzir e que punem, com mão pesada, os prevaricadores?
Onde estão as políticas que exigem, em todos os sectores económicos, a substituição dos recursos não renováveis pelos renováveis?

Onde está a verdadeira política ambiental dos Estados?

Pois bem, de conversa já estamos todos fartos. É tempo e mais que tempo de começar a agir com vontade.

Faça uma viajem virtual pelo nosso planeta e veja o filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa”, inteiramente filmado do céu, aqui

6 comentários:

  1. Ciao, Teresinha

    Não são os lindos discursos que ameaçam interesses instalados e bem protegidos. Os floreados retóricos de campanha eleitoral - ou mesmo quando a política deve dizer alguma coisa, nos sítios próprios - não passam disso: retórica vazia de intenções.

    Óptimo argumento.
    Um beijinho
    Alda

    ResponderEliminar
  2. Cara Teresa Fidalgo
    penso que o Estado deveria, de vez em quando, dar uma olhadela ao que se vai escrevendo na blogosfera, local onde actualmente o povo se exprime, para poder aprender alguma coisa. Se porventura o Estado não está sensibilizado para as questões de natureza ambiental que coloca, é grave. Se o está e não promove medidas no sentido de contrariar a tendência de menosprezar o ambiente, tão cara a todos nós, é gravíssimo.Mas como graves são tantas coisas que nos estão a afligir, já nem sei o que me aflige mais.
    É claro que quando falamos de ambiente, referimo-nos ao planeta. E quando o homem menos esperar, vai ser ele, o planeta, a dar cabo do homem e não o contrário. Tenho um palpite de que este século XXI vai ser o período de muitos ajustes de contas. A primeira década não nos tem dado descanso.
    Briosas saudações

    ResponderEliminar
  3. Vulcões em erupção, sismos em diferentes zonas do planeta num curto espaço de tempo, fenómenos climatéricos que ocorrem em zonas improváveis, o constante aumento da temperatura global.
    São sinais que o planeta nos está a dar que são demasiado óbvios para serem ignorados...

    ResponderEliminar
  4. D. Alda,

    Pois não, não são! Fala-se, fala-se, e não se resolve nada...

    Chega de falatório e vamos partir para a acção!

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  5. Poeta do Penedo,

    ... e mais grave ainda é que tudo se passa à escala mundial...

    Quando nós percebermos que matando o planeta matamo-nos a nós também, nada disto vai mudar.

    Se tivessemos dado aouvidos ao Chefe Índio, talvez não tivessemos chegado a este estado de coisas.

    Retribuição das saudações.

    ResponderEliminar
  6. Senhor Geninho,

    São tanto e tantos os sinais, mas de facto estamos cegos!


    Se estivessemos doentes, investiriamos tudo o que temos para melhorar a nossa saúde, tudo fariamos...
    Quando percebermos que a saúde da terra é tanto ou mais importante que a nossa prórpia, ou melhor, que a nossa depende da dela...

    Obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar