sábado, 26 de dezembro de 2009

Dar valor ao que é nosso



ALEX RYU JITSU é uma Arte Marcial moderna e eficaz de combate e defesa pessoal portuguesa, estudada e codificada por um famalicense – o Mestre Alexandre Carvalho – que, após longos anos de meditação e reflexão, a tornou real, em 18 de Julho de 1999, com a sua aprovação por unanimidade no seio de uma grande reunião de Mestres, Instrutores e Monitores da Organização (AAMF/APARJ/FPARJ), efectuada para esse fim.
Esta Arte Marcial tem as suas origens no Jeet-Kune-Do,no Kenpo/Fu-Shi, no Kick-Boxing, no Yawara-Jitsu, no Ninjutsi e no Iai.
Tem o seu reconhecimento merecido nas instâncias nacionais e internacionais.
O ALEX RYU JITSU é assim toda a técnica ou arte de combate e auto-defesa, traduzida por hábeis movimentos na aplicação prática de mãos, punhos e pés.
Visa aniquilação e destruição, não só do ataque, mas também do agressor.
Ensina-nos a actuar dentro de uma atitude marcial realista, de contacto real, sempre com uma atitude IRIMI, ou seja, usando a entrada com técnica de avanço, sem recuar, a não ter medo ou receio, mesmo em frente a agressor mais forte, ou agressão com arma, faca ou punhal.
Ensina-nos a combater, usando todas as armas naturais do corpo.
E tem uma Dupla Função: Rápida destruição do agressor, quando este provoque situações que se oponham à paz, justiça e humanidade; Destruir todos os traumas e perturbações do espírito, dando ao Ser Humano equilíbrio psico-físico, auto-domínio e paz interior.
Na Defesa Pessoal é essencial a Percepção (captar a intenção do adversário), a Reacção (decidir como agir) e a Acção (Agir).
O Alex Ryu Jitsu valoriza o Zen, ou seja, a Meditação e assenta na aprendizagem dos ensinamentos, das doutrinas e filosofias inerentes às insígnias e suas componentes, vocacionadas à formação pessoal e social dos jovens e adultos de modo a construir a sua personalidade. Tem o sentido de repouso e tranquilidade, incluídos na cultivação do espírito.
Através do Zazen, que significa Meditar Sentado, procuramos esvaziar a mente ⇒ “KARA” ⇒ Vazio, permitindo desenvolver o subconsciente, despertar e aguçar a auto-recepção, fazendo com que o corpo aja instintivamente ao menor movimento efectuado, captado pela auto-percepção.
É a arte do silêncio e do vazio – A ideia não é reduzir a mente a uma imbecil vacuidade, mas o de trazer de novo à cena a sua inata e espontânea inteligência, “usando-a sem se esforçar”.
O Zazen – Caminho ou via da meditação, da sabedoria, visa dar ao Ser Humano repouso, tranquilidade, auto-domínio, harmonia entre o corpo e a alma e ajudar ao desenvolvimento espiritual, formação pessoal e social, que tem como consequência a relação positiva do Homem para com a sociedade, com a finalidade de Atingir a Harmonia, a Compreensão, a Amizade e a Felicidade perfeita.
Em suma, o Alex Ryu Jitsu tem a sua essência nos seus Princípios Morais e Sociais que estão plasmados no Juramento Solene que cada praticante desta Arte Marcial deve pôr em prática em todas as vertentes da sua vida.
Dita assim:
Como praticante de Alex Ryu Jitsu, juro solenemente:
1 – Lutar com coragem, firmeza e espírito de sacrifício, para o domínio absoluto desta arte marcial.
2 – Lutar com firmeza contra todos os obstáculos que se oponham à paz, justiça e humanidade.
3 – Ser cortês, delicado e cívico no seio da sociedade.
4 – Juro, estar no princípio da acção para o desenvolvimento da amizade, união e respeito permanente para com os mestres, alunos e demais artes marciais.
5 – Procurar a elevação espiritual e ascensão na técnica, através do ensino e sabedoria suprema dos mestres.
6 – Somente aplicar a técnica ALEX Ryu Jitsu em caso de perigo real e só em defesa.
7 – Juramos ser membros dignos da comunidade.

2 comentários:

  1. eu como praticante ademiro muito este estilo não foi a toua que eu escolhe esta modalidade!!
    a todos os que praticaoo aconcelho a não desestir pois isso e uma parte da nossa vida e eu com pena de ter parado não me tennho treinado de ha um ano e pouco para ca por falta de motivação pessoal!!
    espero em setembro voltar com toda a vontade de praticar e de competir!!
    ass: Helder Freitas

    ResponderEliminar
  2. Helder,


    Desculpa porque só agora vi este teu cometário...

    Espero que sim, que voltes em Setembro, cheio de vontade...

    E sim, nunca desistir é uma boa opção!

    ResponderEliminar