segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Natal consumista!

Está a chegar o Natal… e eu já começo a ficar deprimida!
As compras de Natal deixam-me, como dizia o outro, bestialmente enjoada! (as dos outros, sim, porque eu recuso-me).
As ruas entopem-se de gente que anda atarefada a gastar os últimos cêntimos nas ofertas para @s filh@s, as mulheres e os maridos, @s pais e @s sogr@s, @s ti@s, @s prim@s, @s colegas de trabalho, e até para @ chefe de quem dizemos mal todo o ano, imagine-se!
Damos (e recebemos) prendas a quem não conhecemos, a quem não gostamos, a quem não queremos. Damos e recebemos oferendas que não servem para nada! E isto tudo, porque somos obrigados!!!! Porque é Natal!!!
Quando queremos presentear alguém que gostamos, a quem realmente conhecemos os gostos, devemos fazê-lo sem o peso imposto pela celebração de um nascimento que nem sequer é o nosso.
As exigências são cada vez maiores… Para não parecer mal “eu tenho que comprar um presente que custe, pelo menos, X” … Parece mal o raio! Mal parece termos que andar ao sabor dos outros, ao sabor dos ventos do consumismo.

E os jantares??? Ai os jantares é que me deixam maluca!!!
Temos que jantar com gente com quem não nos apetece sequer tomar café… mas é Natal!!! E se é Natal, e é costume (esta do costume ainda me deixa mais fora de mim), temos que ir, e se faltarmos… bem, se faltarmos… é porque somos uns seres completamente anti-sociais!
Mas claro, contrariados ou não, lá vamos nós, autómatos, celebrar o tal Natal, porque é tradição!

E a música na rua??? Todo o dia, todo o dia sem parar, e sempre a mesma!!! Qualquer um que trabalhe no centro já deita música pelo nariz!

O Natal devia ser INCONSTITUCIONAL!

2 comentários:

  1. Natal inconstitucional?!!! Insiste nessa tese que verás todo o comércio a atirar-te com árvores de Natal à cabeça ou qualquer outra coisa que estiver à mão - para não falar de padres, bispos e cardeais.

    Quanto á música, sempre as mesmas melodias do mundo anglo-saxónico. Das nossas terrinhas já não querem encontrar a música que seria adequada e que existe.

    Perguntar-te-ei, depois, se as prendinhas não te agradaram!...
    Um beijinho
    Ah! Se soubesses como detesto este período do ano!
    Alda

    ResponderEliminar
  2. Algumas agradam-me muito, aquelas que são dadas por quem me conhece bem e sabe do que eu gosto... Agradam-me sempre seja em que altura for. Agora outras... principalmente porque vem embrulhadas com uma grande dose de hipocrisia, e só me apetece atira-las à cabeça de quem mas deu... ou ao comerciante que me atirar com a árvore...
    Mas, na verdade, o que não me agrada mesmo é a obrigação de o fazer só porque é Natal...

    ResponderEliminar